Mortes em terremoto passam de 40 mil

Na Turquia, foram registrados mais de 35.400 รณbitos e na Sรญria, 5.900. ONU pede quase 400 milhรตes de dรณlares para ajuda ร s vรญtimas dos tremores na Sรญria.

@Reuters 

Mais de uma semana apรณs o devastador terremoto que atingiu รกreas na Turquia e na Sรญria, o nรบmero de mortos subiu para mais de 40 mil. Somente na Turquia, a cifra de รณbitos foi para 35.418, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, segundo informaรงรฃo divulgada nesta terรงa-feira (14/02) pela agรชncia de notรญcias estatal Anadolu.


Na Sรญria, foram registradas 5.900 mortes. Um primeiro tremor de magnitude 7,8 ocorreu na regiรฃo na madrugada de segunda-feira da semana passada, seguido horas depois por um segundo forte terremoto de magnitude 7,6.


A Agรชncia de Gestรฃo de Desastres Afad registrou mais de 2.400 tremores secundรกrios atรฉ agora. O nรบmero de vรญtimas fatais, entretanto, pode ser muito maior. De acordo com estimativas das Naรงรตes Unidas, a quantidade de รณbitos pode ultrapassar 50 mil.


Resgatados apรณs mais de 200 horas

Segundo a mรญdia turca, pelo menos nove sobreviventes foram resgatados nesta terรงa-feira dos escombros de รกreas atingidas pelo terremoto na Turquia, oito dias apรณs o pior terremoto da histรณria moderna do paรญs.


Um sรญrio de 65 anos e uma jovem foram resgatados dos escombros de um prรฉdio na cidade de Antakya, no sul da Turquia, 208 horas depois dos abalos.


Mais cedo, uma mulher de 26 anos foi retirada das ruรญnas de um prรฉdio na provรญncia de Hatay, no sul da Turquia, por equipes de resgate ucranianas, cerca de 205 horas apรณs o terremoto devastador, informou a emissora CNN Tรผrk.


"Pior desastre natural em um sรฉculo"

Enquanto isso, o diretor regional para a Europa da Organizaรงรฃo Mundial da Saรบde (OMS), Hans Kluge, descreveu o terremoto como "pior desastre natural na regiรฃo em um sรฉculo".


"Cerca de 26 milhรตes de pessoas na Turquia e na Sรญria precisam de assistรชncia humanitรกria", disse ele durante uma entrevista coletiva. "A necessidade de ajuda รฉ enorme e cresce a cada hora", complementou.


Uma caravana de ajuda cruzou nesta terรงa-feira uma passagem de fronteira recรฉm-reaberta para o norte da Sรญria, em รกrea controlada pelos rebeldes onde a ajuda tem demorado a chegar.


O comboio, composto por 11 caminhรตes das Naรงรตes Unidas, entrou na Sรญria atravรฉs do ponto de fronteira reaberto de Bab al-Salama, depois que Damasco concordou em deixar a ONU usar a travessia para fins de ajuda humanitรกria.


Antes do terremoto, quase toda a ajuda humanitรกria crucial para os mais de quatro milhรตes de pessoas que vivem em รกreas controladas pelos rebeldes no noroeste da Sรญria estava sendo fornecida atravรฉs de apenas um cruzamento de fronteira. Os caminhรตes estavam carregados com assistรชncia humanitรกria essencial, incluindo material de abrigo, colchรตes, cobertores e tapetes, disse ร  agรชncia de notรญcias AFP Paul Dillon, porta-voz da Organizaรงรฃo Internacional para as Migraรงรตes (OIM) da ONU.


Uma delegaรงรฃo da ONU tambรฉm viajou da Turquia para a รกrea controlada pelos rebeldes pela primeira vez desde o terremoto em uma missรฃo de investigaรงรฃo. Ativistas e equipes de emergรชncia locais criticaram a resposta lenta da ONU ao terremoto em รกreas controladas por rebeldes, contrastando-a com os aviรตes carregados de ajuda humanitรกria que foram entregues a aeroportos controlados pelo governo.


Apelo por quase US$ 400 milhรตes


A ONU tambรฉm lanรงou um apelo aos paรญses membros da organizaรงรฃo para doaรงรฃo de 397 milhรตes de dรณlares (cerca de R$ 2 bilhรตes) para cobrir trรชs meses de "alรญvio salva-vidas" para as vรญtimas na Sรญria, e disse que estava perto de um plano semelhante para a Turquia.

 "Milhรตes de pessoas em toda a regiรฃo estรฃo lutando pela sobrevivรชncia, sem teto e em temperaturas congelantes", disse o secretรกrio-geral da ONU, Antรณnio Guterres.


A ONU disse que mais de sete milhรตes de crianรงas foram impactadas negativamente na Sรญria e na a Turquia, e expressou o temor de que "muitos milhares" a mais tenham morrido.

 "ร‰ tragicamente claro que os nรบmeros continuarรฃo a crescer", disse James Elder, porta-voz da agรชncia da ONU para a infรขncia, a Unicef".


*md/bl (DPA, AFP, Reuters, DW)

Postar um comentรกrio

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Prรณxima Postagem