Prefeito de Canoas diz que fake news sobre tragédia no RS prejudicaram doações

 Prefeito de Canoas diz que fake news sobre tragédia no RS prejudicaram doações

JPCN.Blog
Vista de Canoas, no Rio Grande do Sul, com as ruas tomadas pelas águas. Registro de segunda-feira, 6 Foto: Reprodução/REUTERS/Amanda Perobelli

Jairo Jorge (PSD), prefeito de Canoas, uma das regiões mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, afirmou nesta terça-feira, 21, que as fake news sobre as enchentes prejudicaram as doações ao Estado e fazem parte de "um propósito político" para "desconstruir o papel do Estado".


"Eu sou um político de centro, sempre tive uma boa relação com o setor empresarial. Então, se criou esse factoide, não só comigo, mas com outros prefeitos também, com o próprio governador Eduardo Leite e o presidente Lula também. Eu sou prefeito de todos aqui, não só de quem votou em mim. E eu dialogo com todos", disse em entrevista à Veja.


"Quando era o presidente Bolsonaro, eu dialoguei e sempre o respeitei. Assim como eu respeito também o presidente Lula porque ele foi eleito democraticamente. O governador Eduardo Leite também foi eleito pelo povo. Cabe a mim, como prefeito de todos os cidadãos, me relacionar e dialogar. Tenho excelente relação com o ministro (Paulo) Pimenta, com o ministro Fernando Haddad”, completou.


Para conter a disseminação de notícias falsas que vêm atrapalhando os trabalhos no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mobilizou sua equipe para encontrar maneiras de responsabilizar quem propaga esses conteúdos.


O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, enviou um ofício ao Ministério da Justiça listando perfis que supostamente compartilharam conteúdo falso sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, a Polícia Federal iniciou uma investigação sobre o caso.


Entre as notícias falsas que já circularam pela internet estão informações mentirosas de que o governo havia se mobilizado para multar barqueiros que fazem o resgate das vítimas. Outras fake news incluem a de que o governo federal teria patrocinado o show da Madonna no Rio de Janeiro.


*Terra

Comente com o Facebook!