“Quando ouvi, fiquei chocada”: Scarlett Johansson fala sobre o uso indevido de sua voz na atualização do ChatGPT

A atriz afirma que recusou a proposta feita por Sam Altman, CEO da OpenAI, para dar voz à assistente de IA da empresa — que foi retirada do ar após ação da artista

JPCN.Blog
Scarlett Johansson foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2020 por seu papel no filme “História de um Casamento”


Na última segunda-feira (13), a OpenAI, criadora do ChatGPT, apresentou um novo recurso: um assistente de voz alimentado por inteligência artificial. Entretanto, uma das cinco vozes lançadas, a “Sky”, chamou a atenção do público por ser extremamente semelhante à voz da atriz Scarlett Johansson.


Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI, foi ainda mais controverso e publicou no seu perfil pessoal no X (antigo Twitter) uma alusão ao filme “Her”, cujo enredo fala sobre um homem que se apaixona por uma assistente de IA — interpretada por Johansson.


Após a polêmica, na última segunda-feira (20), a atriz divulgou um texto de pronunciamento. 

“Em setembro de 2023, recebi uma proposta de Sam Altman para ser a voz do sistema ChatGPT 4.0. Ele disse que minha voz poderia facilitar a aproximação entre o público e as empresas de tecnologia. Depois de considerar, decidi recusar a oferta por motivos pessoais.”


Veja um dos anúncios divulgados com a voz da “Sky”:


Em outra parte do texto, a atriz diz: 

“Quando ouvi a demo lançada, fiquei chocada, irritada e incrédula que o Sr. Altman buscou uma voz tão assustadoramente similar à minha que até meus amigos mais próximos não conseguiram notar a diferença. O Sr. Altman até insinuou que a semelhança era intencional, tuitando a palavra ‘her’ — uma referência ao filme em que eu dei voz à Samantha, um sistema de chat que engata um relacionamento íntimo com um humano.”


Segundo Scarlett Johansson, dois dias antes do lançamento do ChatGPT 4.0, o CEO entrou em contato novamente pedindo que ela reconsiderasse. “Antes que pudéssemos nos conectar, o sistema já estava disponível”, conta.


“Como resultado de suas ações, fui obrigada a contratar um advogado. Consequentemente, a OpenAI concordou relutantemente em remover a voz ‘Sky’. Em um momento em que todos estamos lidando com deepfakes e a proteção de nossa própria imagem, nosso próprio trabalho, nossas próprias identidades, acredito que essas são questões que merecem absoluta clareza”, finalizou Johansson.


Em entrevista ao The Verge, Mira Murati, CTO da OpenAI, garante que a Sky não foi projetada para soar como Johansson e que a empresa já tinha as vozes preparadas há algum tempo. A empresa também afirmou que a voz é de “uma outra atriz profissional”.


Apesar das justificativas, a OpenAI irá “pausar o uso” da Sky até que as questões sejam resolvidas.


*Leia mais em: Forbes 

Postar um Comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem