Brasileiros abandonam TV a cabo e GloboNews vira traço de audiência

Streaming já representa a maior parte do consumo de vídeos no Brasil

JPCN.Blog
Controle remoto de televisão (Foto: Divulgação)

A GloboNews está enfrentando uma grave crise de audiência, com índices extremamente baixos. Em um mês, o canal perdeu 38% de sua audiência, caindo de 0,13 ponto em maio para 0,08 em junho. Esse cenário reflete a tendência dos consumidores de migrarem para plataformas digitais, que oferecem maior flexibilidade e personalização, reduzindo a relevância das TVs por assinatura.


Além da GloboNews, outros canais da TV aberta também sofrem com a queda de audiência. O programa Fantástico, da TV Globo, registrou um recorde negativo no último domingo, com uma média de 14,4 pontos na Grande São Paulo, o menor índice de 2024 e o terceiro pior dos últimos quatro anos. Esses números destacam a crescente preferência dos espectadores por conteúdos online.


O consumo de TV por assinatura tem diminuído drasticamente nos últimos 10 anos. Dados da Anatel mostram que quase metade dos assinantes abandonou o serviço desde 2014, resultando em uma perda de 9,5 milhões de clientes. Em contraste, o consumo de vídeos sob demanda aumentou significativamente, representando 30,7% do mercado brasileiro em fevereiro de 2024, superando a TV por assinatura, que caiu para 8,1%. (Com informações do Metrópoles).


*Informações: Metrópoles