Polícia Federal identifica servidor que interpelou Gilmar em Lisboa

Homem é técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

JPCN.Blog
Gilmar Mendes no momento em que foi interpelado por homem em Lisboa Foto: Reprodução/Print de Vídeo das Redes Sociais

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou à Polícia Federal (PF) uma representação criminal contra um homem que o interpelou na semana passada enquanto ele aguardava um voo no Aeroporto de Lisboa, em Portugal. O vídeo do momento em que a pessoa encontra o magistrado foi amplamente compartilhado nas redes sociais.


Na gravação, o homem diz que o ministro e o STF “são uma vergonha para o Brasil e para o todo povo de bem” e que o país estaria sendo “destruído” por “pessoas como” ele. Na representação enviada à PF, Gilmar diz que as falas foram dirigidas não somente contra ele, mas também contra a Suprema Corte.


– Ao agir dessa forma, o imputado almejou intimidar ministro do Tribunal, para desestabilizar o funcionamento da instituição. Não é necessário grande esforço para demonstrar que a iniciativa se encaixa em um movimento articulado e coordenado de ataques aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, organizado por extremistas e detratores da democracia – alega Mendes.

A partir do vídeo, a PF identificou que o responsável por indagar o ministro em Lisboa foi o servidor Ramos Antonio Nassif Chagas, que atua como técnico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O jornal O Globo disse que chegou a procurá-lo para que ele comentasse o ocorrido, mas ele não retornou os contatos.


De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, os advogados do ministro também vão ajuizar uma ação de reparação por danos morais em razão do ocorrido e pretendem oficiar a Controladoria Geral da União (CGU) para que o órgão apure se os atos dele no aeroporto são compatíveis com as normas relativas ao servidor federal.


*Pleno.news 

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

{results} = {6}