20 horas antes de invasão, GSI dispensou reforço no Planalto

No último domingo, Esplanada contava somente com efetivo da guarda normal

20 horas antes de invasão, GSI dispensou reforço no Planalto
Manifestantes durante invasão ao Planalto Foto: EFE/ Andre Borges

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispensou por escrito o pelotão de 36 homens do Batalhão da Guarda Presidencial, cerca de 20 horas antes da invasão do Palácio do Planalto. Após um pedido feito na última sexta-feira (6), o batalhão reforçou, no sábado (7), a segurança do local. As informações são do Estadão.


No domingo (8), a Esplanada contava somente com o efetivo da guarda normal, quase desprovida de equipamento de controle de distúrbios civis. A maioria do efetivo dispunha somente de fuzis com munição letal.


Somente no início da tarde de domingo que, por iniciativa própria, o Comando Militar do Planalto (CMP) entrou em contato com o GSI e reenviou o pelotão ao Planalto.


O Exército acompanhava a ação na Esplanada por meio de drones, no domingo. Às 14h30 foi registrado o primeiro confronto de manifestantes com a Polícia Militar (PM), perto da catedral de Brasília.


Às 15 horas, o chefe do CMP, general Geraldo Henrique Dutra Menezes, enviou 113 homens e equipamento de choque para o Palácio. O envio da tropa foi informado pelo general ao GSI. Essa foi a primeira de três levas enviadas para retomar o local.


– Só então o gabinete formalizou o pedido de reforço e ativou o Plano Escudo – que prevê a proteção do Planalto, da Alvorada, do Jaburu e da Granja do Torto sem que seja necessária decretação de operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO). As duas levas seguintes de reforço – com 93 e 118 militares – foram enviadas após o pedido do GSI. (…) Uma falha das informações de inteligência ou uma omissão de autoridades da Segurança Pública do Distrito Federal fez com que o cenário previsto não incluísse a tomada violenta das sedes dos Três Poderes como objetivo dos extremistas que saíram do SMU, às 13 horas, e se dirigiram à Esplanada, escoltados pela PM – reportou o jornal.


*Pleno.news 

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

Comente com o Facebook!

Compartilhar: