Conheça o relógio de dom João 6º destruído por manifestantes no Congresso Nacional

Ponteiros e ornamento da peça foram arrancados durante invasão ao Palácio do Planalto neste domingo


Um relógio trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808 foi destruído por manifestantes contra o presidente eleito Lula (PT) durante invasão aos Três Poderes, no Distrito Federal, neste domingo.


Único exemplar da peça no mundo todo, o objeto foi dado de presente a Dom João VI pela corte de Luís 14, da França. A obra foi desenhada por André-Charles Boulle e fabricada pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot no fim do século 18, poucos anos antes de ser trazida ao Brasil.

Relógio de Balthazar Martinot foi destruído por manifestantes durante invasão no Palácio do Planalto neste domingo (9) de janeiro - Reprodução

A peça estava abrigada no terceiro andar do Palácio do Planalto, onde está localizado o gabinete do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, quando o local foi invadido por centenas de manifestantes.


Os ponteiros e números do relógio foram arrancados e uma estátua que enfeitava o topo da peça foi arrancada.


Segundo publicação do site do governo federal, existem no mundo apenas dois relógios fabricados por Martinot. O outro está exposto no Palácio de Versalhes, na França, mas tem metade do tamanho da peça que foi destruída. O valor do relógio danificado é considerado fora de padrão, diz o texto.


Rogério Carvalho, o diretor de curadoria dos palácios presidenciais, diz que vai ser difícil restaurar o relógio, mas será possível recuperar a maioria das outras obras.


*Folha de S.P.

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

Comente com o Facebook!

Compartilhar: