Kombi elétrica da Volkswagen está prestes a chegar ao mercado. O modelo oferece uma autonomia de mais de 400 km, potência de 204 cavalos e velocidade máxima de 144 km/h.
Sendo um grande sucesso na Europa, a Kombi elétrica da Volkswagen não deve chegar ao Brasil antes de 2024. O modelo, que recebeu o nome de ID.Buzz, está em pré-venda desde maio do último ano, quando foi apresentado. De acordo com a fabricante, até o mês de dezembro, a nova geração da van possui mais de 26 mil pedidos. Além disso, 10 mil destes chegarão às concessionárias em breve. Desta forma, o modelo superou todas as expectativas da Volkswagen.
Kombi elétrica do futuro realiza testes no Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
VW ID. Buzz 2023 – A KOMBI DO FUTURO CHEGOU! COM 204 cv, PORTA-MALAS GIGANTE E 100% ELÉTRICA! VEJA!
Segundo Lars Krause, membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing, a Volkswagen está muito feliz com o lançamento de sua primeira Kombi elétrica do futuro. Agora, o objetivo da empresa é expandir ainda mais a produção e entregar os veículos aos seus clientes e fãs.
Nos últimos meses, a Volkswagen já conseguiu fazer isso e, desde setembro, expandiu de forma importante as entregas. Para a empresa, o alcance de vendas da ID.Buzz representa bons resultados em relação à transição para a mobilidade elétrica.
A Volkswagen afirma que, apenas no último ano, foi responsável por mais de 330 mil emplacamentos de carros elétricos no mundo, ou seja, representa uma expansão de 23,6% em relação ao ano anterior. Com base nisso, a montadora alemã prevê atingir a marca de 55% de carros elétricos comercializados até o começo de 2030. No mês de setembro de 2022, a empresa expôs a Kombi elétrica durante o festival de música Rock In Rio.
Na época, por exemplo, não havia nenhuma previsão de estreia do utilitário no país. Entretanto, o modelo segue em testes nas estradas do país. Com isso, além de avaliações dinâmicas feitas pelo time de engenharia, a empresa avalia interesse do público pelo modelo.
Kombi elétrica conta com 204 cavalos de potência
Com ação no festival, o objetivo era preparar o lançamento da linha de elétricos ID no país. Até então, apenas o SUV ID.4 e o hatch ID.3 foram devidamente apresentados pela Volkswagen. O ID.4 inclusive, é o carro elétrico mais comercializado do mundo da Volkswagen.
No último ano, foram vendidas 170 mil unidades. Este estava previsto para chegar no mercado brasileiro no ano passado. Entretanto, isso não aconteceu. Agora, a expectativa é de que a estreia aconteça ainda este ano. Já com todo o primeiro lote de 10 mil unidades esgotado na Europa, a Kombi elétrica conta com um motor elétrico de 204 cavalos e um torque máximo de 31,6 mkgf.
A tração traseira e a velocidade máxima ficam em 145 km/h. Além disso, a releitura da Kombi possui baterias de 77 kWh, com capacidade para recarregar em estações de até 170 kW. O modelo possui capacidade para recarregar entre 5% a 80% em apenas meia hora. Com carga completa, possui autonomia de 425 km.
GWM desenvolve fusca chinês com 544 cavalos de potência
Em 2021, a chinesa GWM revelou seu novo compacto elétrico, Punk Cat, uma versão atualizada do VW Fusca. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) revelou no último ano que o modelo da Great Wall Motors conta com uma potência de 544 cavalos, gerados por dois motores elétricos de 299 e 245 cavalos.
O modelo da empresa, além dos motores elétricos duplos, conta com uma versão de motor único. Entretanto, há uma diferença de peso significativa, tendo em vista que a opção mais potente pesa cerca de 2.350 e o monomotor 105 kg a menos.
*Click Petro e Gás