8 bots para WhatsApp que ajudarão em muitas tarefas

Ferramentas sem necessidade de instalação estão ganhando destaque, proporcionando uma ampla gama de funcionalidades que vão desde a transcrição de áudio até playlists personalizadas.


Entre essas inovações, os bots do WhatsApp se destacam como facilitadores, estendendo as capacidades do aplicativo e oferecendo acesso a novos recursos, conteúdos e serviços, algo já conhecido pelos usuários do Telegram. E o melhor de tudo: não é necessário instalar nada.

JPCN.Blog
8 bots para WhatsApp que ajudarão em muitas tarefas | Foto: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br


Como acessar os Bots no WhatsApp

A utilização dos bots no WhatsApp é simples e direta. Não é necessário realizar instalações complicadas. Basta adicionar os números de telefone de cada chatbot à lista de contatos do aplicativo ou do celular. Isso pode ser feito tocando no balãozinho “+” na tela de conversas e selecionando a opção “Novo contato”. Alternativamente, os usuários podem clicar (ou tocar) no link do número fornecido para acessar diretamente o bot desejado.


A seguir, selecionamos alguns dos bots gratuitos mais úteis disponíveis no WhatsApp no Brasil:


1. Transcrições de Áudio

O recurso de transcrição de áudios do WhatsApp, embora tenha sido brevemente disponibilizado no iOS, agora não está mais acessível. Enquanto a Meta (antiga Facebook) não reintegra essa função ou a disponibiliza para o Android, os usuários podem fazer uso do chatbot Viratexto. Este bot permite a transformação de áudios de até 4 minutos de duração em texto, seja encaminhando as mensagens ou enviando diretamente o áudio a ser transcrito. O processo é simples, bastando aguardar alguns segundos para receber a transcrição.


Viratexto – Número: (31) 97228-0540


2. Denúncia de Violência contra Mulher

Fruto da parceria entre Avon, Uber e Wieden+Kennedy, o chatbot Ângela, do programa “Você Não Está Sozinha”, oferece suporte a mulheres vítimas de violência doméstica. Simulando uma conversa, o bot fornece orientações e, dependendo da situação, pode sugerir que a vítima procure um hospital ou delegacia especializada, além de oferecer corridas gratuitas para facilitar sua locomoção. Este serviço está disponível em todo o território nacional.


Ângela – Número: (11) 94494-2415


3. IA com Diversas Funcionalidades

O bot LuzIA é uma inteligência artificial que utiliza tecnologia da OpenAI. Através de conversas, é possível solicitar traduções, correções e resumos de textos, transcrições de áudios, geração de imagens a partir de descrições, sugestões de filmes e passatempos, elaboração de listas, informações sobre o clima, notícias e muito mais.

LuzIA – Número: (11) 97255-3036


4. Vacinação e Combate à Fake News

O chatbot Ministério da Saúde Responde tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre vacinação, fornecer informações sobre serviços do SUS e disponibilizar conteúdos para combater a disseminação de notícias falsas, entre outras facilidades.

Ministério da Saúde Responde – Número: (61) 99381-8399


5. Aulas via WhatsApp

Ideal para estudantes que utilizam o mensageiro, o AprendiZap oferece conteúdos de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Inglês para alunos do 6º ao 9º ano. Desenvolvido pela Fundação 1Bi em parceria com a Fundação Lemann e Imagine Futures, o bot disponibiliza vídeos, textos, imagens e exercícios preparados por professores.

AprendiZap – Número: (11) 97450-6763


6. Playlists Musicais Personalizadas

O bot Filtr Music, criado pela Sony Music Brasil, sugere músicas e playlists para plataformas como Spotify, Deezer e YouTube. A partir de respostas e envio de imagens, o bot gera sugestões musicais baseadas em gostos, sentimentos, situações ou imagens fornecidas.

Filtr Music – Número: (21) 99750-4658


7. Atualizações da Netflix

Para os amantes de filmes e séries, o chatbot da Netflix Brasil informa sobre a programação e atualizações do catálogo do serviço de streaming. Além disso, oferece a possibilidade de baixar figurinhas de suas produções favoritas.

Netflix Brasil – Número: (11) 99653-5902


8. Reclamações sobre Produtos e Serviços

Embora não tenha a mesma força jurídica do Procon, o Reclame Aqui é conhecido por suas reclamações que costumam resultar em um atendimento ágil. Com o chatbot da plataforma, os usuários podem registrar suas queixas diretamente pelo WhatsApp.


Reclame Aqui – Número: (11) 3003-2828


Esses bots representam apenas uma pequena amostra das possibilidades oferecidas pelo WhatsApp. Com a expansão contínua desse ecossistema, é provável que surjam ainda mais opções úteis para os usuários brasileiros no futuro próximo.

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

Comente com o Facebook!

Compartilhar: