Claro anuncia API que confirma localização de clientes com posição de antenas

A Claro anunciou o início das vendas de uma nova API para confirmar a localização de clientes com base no posicionamento do celular em relação às antenas da operadora. A novidade poderá ser útil para bancos ou outros tipos de empresas que desejem autenticar se as informações fornecidas por usuários são verídicas. 

JPCN.BlogImagem: Divulgação/Claro 

Uma API, ou Interface de Programação de Aplicativos na sigla traduzida do inglês, é um conjunto de códigos que viabiliza o uso de serviços por parte de pessoas ou empresas interessadas neles.


A definição pode não parecer muito intuitiva, mas na prática o processo é relativamente simples. Basta imaginar uma situação em que um cliente de um banco tenha afirmado que fez uma transação financeira em uma cidade específica. 

JPCN.Blog
Bancos poderão obter localização de aparelhos com base em informações da Claro (Imagem: Freepik)


Neste caso, o banco poderia utilizar a API da Claro para determinar se esta pessoa está realmente onde diz que está, com base nas informações obtidas pela triangulação de antenas. Isso acontece de forma integrada ao banco, e portanto não é preciso utilizar o aplicativo da própria Claro para que o processo ocorra, por exemplo. 


A operadora ainda anunciou a participação na iniciativa internacional Open Gateway, que uniformiza o registro de alguns dados das empresas do setor, e também disponibiliza-os como um produto. Mais de 40 companhias já fazem parte do projeto. 


No entanto, o tema também gera preocupações relacionadas com a privacidade dos clientes. Em declaração ao portal Tecnoblog, o gerente de análise de dados Ageu Dantas explicou que a Claro usa criptografia para proteger as informações, e ainda apontou que a API passou por checagens de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Além de vender a API para bancos ou outras instituições financeiras, a Claro também a disponibilizará de forma gratuita para startups. No entanto, elas precisarão seguir algumas exigências, e a gratuidade ficará por seis meses. 


Fonte: Tecnoblog

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Você pode gostar!

Comente com o Facebook!

Compartilhar: